08 agosto 2012

Resenha do livro "O Trio" da autora Alane S. A. Brito (by Carolina Durães)


Sinopse - “Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância..." Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgata r Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão..."

Minha opinião – O livro começa em Goiás no ano de 1956. Dez anos se passaram desde que Davi estivera na vila onde cresceu. Está observando de longe o local quando um garotinho aparece e começam a conversar. Ele descobre que o garotinho mora na vila, e a pedido do menino, conta os eventos de sua infância.
Davi volta a se lembrar da infância, da fundação da vila, dos moradores, mas principalmente de Nelson Beltrame e Jordan Merkel, seus melhores amigos. Jordan sofre incessantemente com a perseguição de Nícolas Mazzochi, um menino um pouco mais velho que os três, e totalmente invejoso. Sua perseguição se torna obsessiva e tornou a vida de Jordan um inferno.
Nem todos os momentos relembrados são felizes. Alguns são repletos de tristeza e sofrimento, mas foi escrito de modo maravilhoso. O personagens interagem entre si de modo que as suas histórias ficam entrelaçadas do começo ao fim do livro.
O livro mostra a imperfeição da amizade e ao mesmo tempo a capacidade que a pessoa tem de perdoar o próximo. 
Na última semana eu tive o prazer de conversar com a autora pelo facebook e ela me contou algumas alternativas que ela havia pensado para alguns personagens, e eu só pude dizer: "Nãooo, você não faria isso né? rs". A autora é uma fofa e a obra dela é linda, mostrando um pedacinho do nosso Brasil.
Eu tive os meus personagens favoritos nesse livro. Sim, eu falei no plural... Fiquei torcendo o tempo todo pelo Jordan e também pela Ana.
O fim do livro me surpreendeu, foi principalmente uma ótima notícia. Mas como não gostei de alguns personagens (eu fico chata quando fico brava com eles!!) o final me fez falar com eles (sim, eu falo com os personagens!).
O livro é belíssimo, com uma história muito bonita, que fala de amor, amizade e perdão. A autora está de parabéns por esse lindo livro.



Não esqueçam de comentar e participar da promoção da "semana dos autores nacionais".
Vocês também podem conhecer melhor a autora lendo o Bate papo literário #1 Alane S. A. Brito aqui
Espero que tenham gostado da resenha!
Logo, logo tem mais!
Beijos

12 comentários:

  1. Eu sempre vejo a autora comentando aqui, e acho muitoo legal da parte dela estar interagindo com os blogs, vou confessar que os unicos livros nacionais que eu leio são de autores super antigos kkkk. eu confesso que não sou muito fã dessa temática, oorém quem sabe se eu não encontra-lo na bienal não o compre ;)

    "Eu apoio a literatura nacional junto com o blog Floreios e Borrões"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães08/08/2012 16:42

      Oi Priscila, tudo bem?
      Sinceramente, eu acho que você deveria dar uma oportunidade aos autores nacionais atuais. Tenho lido algumas obras de diversos autores, e eles me surpreendem a cada dia com o seu talento.
      Boa sorte no sorteio!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Obrigada por suas lindas palavras, Carolina!! Fico muito feliz quando alguém diz que gostou do meu livro, eu fico meio que sem saber o que dizer para expressar minha satisfação... rsrs Agradeço de coração os elogios!! Linda resenha!! ;)
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães08/08/2012 16:43

      Oi Alane, tudo bem? A resenha foi sincera. Eu até já havia comentado meus sentimentos em relação a ela (aquele super desabafo do facebook rs). Desejo muito sucesso à você, e aguardo ansiosamente pela sua próxima obra!
      Beijos

      Excluir
  3. Como não foi eu que escrevi a resenha, posso comentar. A Alane sempre foi um ótima parceira, coisa que poucos escritores têm é a simpatia dela e a atenção que dedica aos blogueiros. Adoro ela. A resenha da Carol está linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães08/08/2012 16:44

      Oi Alef, você por aqui? Que surpresa rs...
      A Alane é uma fofa né? Eu adorei conversar com ela, é super simpática, um amor.
      Beijos

      Excluir
  4. muuuuuuuuuuuuuito bom bem sincero. Nathália Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães08/08/2012 17:18

      Oi Nathália, tudo bem?
      Que bom que gostou da resenha!!
      Beijos

      Excluir
  5. A Historia se passa em Goias... vou adquirir o meu exemplar o mais breve possível, pq Goias ser a minha morada agora e certamente vou gostar dessa leitura...
    Carolina, parabéns pela resenha...

    Atenciosamente,
    Wender Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães09/08/2012 08:20

      Bom dia Wender, tudo bem?
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei!
      Beijos

      Excluir
  6. Primeiro, preciso dizer que essa capa me chamou muito a atenção! A Novo século capricha bastante nas capas desse selo nacional (o que não acontece nos outros selos... rs). Agora, quanto ao conteúdo, não sei se leria... A sinopse não revela muito e não sei se é o meu tipo de história, principalmente porque parece ser bem intensa e isso mexe demais comigo (não de um jeito bom)...

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães09/08/2012 08:22

      Bom dia Janaina, tudo bem?
      A capa é linda, né?
      A história do livro mexeu comigo sim, mas na questão da valorização da amizade.
      Beijos

      Excluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |