03 julho 2012

Resenha: 1º Livro da Série Trilogia da Escuridão – Guillermo del Toro e Chuck Hogan



Título Nacional: Noturno
Ano de Lançamento: 2009
Número de Páginas: 464 páginas
Editora: Rocco
Tradutor: Paulo Reis e Sergio Moraes Rego
Título Original: The Strain
Ano de Lançamento: 2009
Número de Páginas: 416 Páginas
Editora: HarperCollins




Pessoal, temos uma nova resenhista aqui no Floreios, o nome dela é Carolina Durães de Castro e ela vai postar resenhas pelo menos duas vezes por mês. Nesse início dela aqui no blog a Carol nos presenteou com três resenhas. Todas elas são dos livros da Trilogia da Escuridão. Espero que gostem e deixem seus comentários.

Sinopse: Um boing 777 chega a JFK ocupando toda a pista. Todas as janelas estão quebradas, luzes apagadas, sem comunicação. As pessoas à espera de noticias, um alerta é enviado para o CDC. Dr. Eph Goodweather chefe do projeto Canário – uma equipe que investiga ameaças biológicas – é enviado para verificar o ocorrido. O que ele encontra é de gelar o coração.


Minha opinião - Vou confessar que o início do livro foi chatinho. Isso aconteceu porque os autores ficam alternando os capítulos com datas e lugares diferentes. O livro começa com “A lenda de Jusef Sardu”; passa para o “Início” propriamente dito do livro, onde começa a narrar à chegada do avião e alterna com histórias de um personagem chave, o “Abraham Setrakian”.  E aí, a confusão surge rs: como juntar tudo isso no começo do livro? Mas fiquem tranquilos, a confusão não dura muito, e conforme avancei no livro comecei a perceber os fios que interligavam todos os tempos e personagens. Então, a história é muito bem escrita, com uma inteligente narrativa. Agora, a parte mais interessante do livro: os vampiros. Nessa trilogia, podemos dizer que o vampirismo é uma infecção, um vírus que se propaga (rapidamente por sinal) de forma totalmente eficiente. Até porque a maioria da população está totalmente alienada do que está acontecendo. Agora, vocês vão me dizer: Como que está acontecendo uma invasão de vampiros e ninguém percebe? Calma pessoal, isso faz parte da trama secundária. Vocês não acham que o que está acontecendo é por acaso não é? Tudo tem uma explicação, jogo de poder e muito suspense. Eu classificaria essa trilogia até mesmo como terror, principalmente pelas descrições claras da fisiologia dos vampiros, desde sua composição física, até os hábitos de alimentação. É também no primeiro livro que conhecemos os personagens principais, que irão lutar contra o mal. Imaginem o grupo: um idoso, uma criança, dois médicos do centro de controle de doenças, um membro de gangue e um exterminador de pragas. Não existe grupo mais eclético do que esse não é? Fiquei realmente impressionada com o primeiro livro e não aguentei, assim que acabou o primeiro, eu corri para a continuação rs. Para os fãs do gênero, eu recomendo!

14 comentários:

  1. oba!!! adorei a dica desse livro!! eu realmente nao estava interessada em le-lo, mas depois de sua resenha ja esta na lista de futuras aquisições... adorei
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário...fico feliz que tenha gostado a resenha da Carol.

      Abraços Literários.

      Excluir
  2. Não consegui passar da página 100. Achei esse livro terrível, muito massante.
    Lembra demais um roteiro de filme ou peça de teatro, não consegui me prender mesmo sabendo que teria uma boa estória mais adiante.
    Admiro quem conseguiu terminá-lo, apesar de amar descrições achei as cenas muito lentas.

    Beijos
    Fernanda Souza
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães03/07/2012 15:12

      Oi Fernanda tudo bem? Eu comentei sobre o início exatamente por isso... o início é chatinho mesmo, mas na minha opinião ele melhora bastante rs. Eu acredito que todas essas descrições lá para frente me ajudaram a montar um cenário mais completo.
      Beijos

      Excluir
  3. Que show....\o/...pela opinião eu já fiquei doida para ler o livro, ainda mais classificando como terror e tendo vampiros....\o/...amo esse tema por mais que esteja batido...Carolina bem vinda e parabéns pelas palavras, me deixaram totalmente curiosa pela trilogia.

    beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães03/07/2012 16:27

      Oi Elisandra, muito obrigada pelas boas-vindas!! Eu também sou fã de vampiros, apesar de que agora eles sejam tão populares rs.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Já estava com saudades daqui, fazia muito tempo que não aparecia (:
    Mas prometo voltar.
    Sobre a resenha, quando eu comecei a ler pensei que não fosse o meu tipo de livro, mas perae ... VAMPIROS ... INFECÇÃO ... totalmente eu preciso ler ♥

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães03/07/2012 18:21

      Olá Marinah, tudo bem? Realmente, pensando nisso: vampiros, infecção... torna o livro realmente atrativo né? Espero que goste da leitura.
      Até mais.

      Excluir
  5. Bom, para ser honesto essa é a primeira vez que ouço falar neste livro; Ainda estou indeciso entre apostar ou não nesta série. Por sua resenha pude ver que ele é de fato interessante e possui muitas conspirações e, cá entre nós, conspirações sempre são interessantes, além de vampiros, é claro. Talvez o compre qualquer dia desses, se o achar em promoção.
    Em todo o caso, obrigado pela dica e seja muito bem vinda, Carol.

    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique | Viajante Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina Durães03/07/2012 18:19

      Muito obrigada pelas boas-vindas Caleb! Realmente não tem o que não gostar quando você pensa em vampiros e conspirações não é? Infelizmente essa trilogia não é muito em conta. Quem sabe agora que saiu o último livro, eles não inventem de vender um box com os 3 livros e o preço fique melhor.
      Até mais.

      Excluir
  6. Olá.
    Já tinha ouvido falar desse livro, só coisas boas. Não tinha me interessado tanto, mas agora que vi sua real opinião, confesso que me agradou. Parece que seria um 'virus vampiresco' rolando pela cidade ou o que? Nao sei porque, me lembrou 'The walking dead' IOHAEHIOEAHIOAEI.

    Enfim, quando eu tiver a oportunidade vou conferir, com certeza!
    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira sim, Jass. O Livro parece ser bom, estou atrás dele para ler...

      Abraços


      Alef

      Excluir
  7. Olha eu já tinha prometido pra mim mesmo, que tudo quanto é tipo de livro que fosse a respeito de vampiros nunca mais eu leria ,por ja está cansado da ''era vampiresca pós crepúsculo'' néh.Mas tenho que confessar esta trilogia deve mesmo ser realmente muito cheia de supresas e com certeza muito ótima ou pelo menos deve ter ficado depois que eu li sua resenha, por que até já tinha lido TAMBÉM sinopse e tudo + a respeito deste livro, mas não tinha me interessado muito,mas duas coisas me chamaram a atenção a lê-lo foi, Guillermo Del Toro,e com certeza a sua ÓTIMA RESENHA,está de parabéns,por me convecer novamente a ler sobre vampiros ;D Abraços.

    Luiz Augusto.

    ResponderExcluir
  8. Carolina Durães05/07/2012 12:21

    Oi Luiz, tudo bem? Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha! Eu particularmente gostei muito da trilogia, até porque é fora do lugar comum que estamos acostumados a ler sobre os vampiros. Claro, que o fato do Del Toro escrever acabou me influenciando também rs. Espero que goste do livro.
    Até mais

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |