22 maio 2012

Bate Papo Literário #1 Alane S.A. Brito

 Pessoal, a escritora Alane S.A. Brito concedeu uma entrevista muito legal para o F&B espero que vocês gostem e deixem seus comentários.






1- Quando você decidiu ser escritora?

Na verdade isso só se deu quando eu tinha uns quatorze anos, quando depois de um tempo sempre imaginando histórias me dei conta de que eu poderia ver e rever quando eu quisesse se passasse para um papel. Então comecei a fazer histórias em quadrinhos de uns super-heróis que inventei. Só depois é que surgiu o interesse de fazer disso algo mais sério e criei meu primeiro livro. Detestei esse! (risos) Mas não desisti e procurei amadurecer mais essa ideia. Daí foram surgindo naturalmente.

2- Quem é Alane S. A. Brito?

Pergunta difícil essa... Nunca soube responder ao certo. Bom... Primeiramente, sou baiana, casada, tenho uma filhinha de quatro anos, sou muito tímida e com muita coisa na cabeça! Acho que a dificuldade que tenho em me expressar acabou aumentando esse desejo de passar, de uma alguma forma, tudo para as minhas histórias. Tenho uma certa fixação por personagens, exagerada até. Amo chocolate, séries, livros (claro), desenhar, desafios... Enfim, como eu sempre digo, minha vida não daria um livro muito interessante (risos).

3- Fale sobre "O TRIO".

Bom... O TRIO é a história de três amigos que vivem numa vila bem distante de tudo. Apesar disso, da simplicidade de suas vidas, como todo mundo, além dos bons momentos, também sofrem por paixões não correspondidas, desilusões, tragédias... Davi Guerrato, um dos três amigos, é quem narra a história para um garotinho quando volta a vila dez anos depois de uma difícil experiência. Os três têm uma relação muito forte e a todo tempo precisam provar a eles mesmos o grau dessa fidelidade, especialmente pelo fato de um deles ser odiado por quase todos na vila porque ocorrem situações em que o acusam de ser o responsável. Ao mesmo tempo em que Davi se aflige por um amor de infância que tem que dividir entre os três, ele luta para tornar a vida desse amigo menos sofrida. Até que a vila é invadida por homens violentos e eles têm que lutar por sua vidas e levar ajuda aos sobreviventes que ficaram aprisionados. É uma história que fala de perdão, força, amizade, com aventuras, romances; escrita de uma maneira simples e de fácil interpretação.

4- Quais são seus personagens favoritos, e quanto tempo durou o processo de criação deles?

Eu prefiro não dizer qual o favorito para não influenciar ninguém... Gosto dos principais, digamos assim. Não demorou muito para cria-los, porque quando imagino a história sempre penso automaticamente nos principais e a personalidade deles acaba surgindo enquanto estou escrevendo. Claro que imagino primeiro se serão calmos ou impacientes, bonzinhos ou maus, mas muitas vezes, no decorrer da história, um detalhe ou outro não encaixa, como se o próprio personagem definisse como ele é de verdade.

5- Quem foram suas maiores inspirações para escrever o livro?

Não sei dizer ao certo, porque esse livro em especial é a junção de duas histórias. Um que eu tinha escrito, mas emprestei a uma pessoa com quem perdi contato, de onde eu tirei a parte dos três amigos, e o outro que comecei e sem mais inspiração decidi dar um tempo, de onde tirei a parte da vila e da invasão. Um dia quis escrever e pensei nos dois. Fiquei na dúvida de qual deles pegar. Optei pelo primeiro, e como não me lembrava de todos os detalhes me desanimei, além de minha mente não me deixar esquecer do outro. Aí tive a ideia de juntar, e confesso que gostei mais do resultado final. Não tive bem uma inspiração... Eu só queria fazer uma história que falasse sobre amizades e que passasse uma mensagem bem positiva.

6- Nós podemos esperar algum outro livro escrito por você?

Com certeza! Se Deus quiser esse será o primeiro de muitos! Tenho comigo mais dois ou três prontos que pretendo fazer uma revisão para encaminhar a uma editora. E muitas ideias na cabeça! Talvez eu continue um do gênero fatasia que comecei e parei, ressuscitar aqueles super-heróis que inventei...

7- O que você acha da literatura nacional?
A qualidade é extraordinária e não digo apenas dos antigos, mas também dos que têm surgido. Confesso que, infelizmente, li menos livros do que eu gostaria. Tenho acompanhado o surgimento de muitos novos autores maravilhosos que têm tudo para se tornarem autores renomados. Só o que falta é incentivo dos orgãos responsáveis, pois sei que têm muitos que não conseguem lançar suas obras, aguardando uma oportunidade.

8- Para você, os blogs literários ajudam o escritor, ou são apenas um meio de ganhar livros de graça?

O que seria de nós novos escritores sem vocês?! Graças a Deus que existem! É uma maneira espetacular de divulgação, enviar um livro para que leiam e opinem é o mínimo que fazemos em vista da importâcia que isso tem, sei que não só para mim! Só tenho que agradecer a todos, pois nem todo mundo tem ideia do quanto trilhar esse caminho é difícil, e cheio de preconceitos! Que depende de muita força de vontade e fé. Digo "preconceitos" pelo fato da preferência da maioria pelos autores internacionais. Muitos torcem o nariz quando se deparam com a literatura nacional e principalmente autores iniciantes. E achar quem nos valorize é algo edificante.

9- Quais são os seus livros e autores favoritos?

Autor, atualmente gosto de Stephen King. Mas, gosto muito do livro "Grande Sertão Veredas", e os que amo são todos da série "Os Pioneiros" de Laura Ingalls Wilder. Marcaram a minha adolescência.

10- Deixe um recado para seus leitores.

Primeiramente devo agradecer a você pela oportunidade e a todos que acreditaram e acreditam em meu trabalho. Espero que gostem, pois fiz com muito carinho e cuidado para tentar transmitir uma mensagem positiva a vocês. Sei que não agradará a todos, como tudo nessa vida, mas aos que apreciarão, fico muito feliz e lisonjeada por terem se interessado em ler o meu livro! Meu sincero agradecimento.
Mais uma vez agradeço!

36 comentários:

  1. Super fofa. Não a conhecia, mas fiquei feliz de saber conhecer um pouco mais dela. Adorei :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu também adorei as respostas dela...

      Excluir
  2. Bem, confesso que nunca dei muita atenção para escritores nacionais, acho que devo ter apenas uns 5 livros nacionais, mas as poucos venho acrescentando a minha lista interminável de livros a comprar, autores novos e inclusive nacionais. Acho bem importante esse trabalho do blog de divulgar pessoas novas, porque sinceramente nunca tinha lido a respeito do livro, e um livro que aborda tantas temas bons deve ser excelente! Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom ler livros nacionais, nos temos que valorizar o que é nosso, e a literatura brasileira está ficando cada vez melhor.

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei as respostas também, super sincera e inteligente! Gostei muito da resposta da segunda pergunta :)

    Sucesso para ambos!


    http://toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a segunda também é uma das minhas resposta preferidas.

      Excluir
  4. Legal, é sempre bom conhecer um pouquinho dos autores nacionais.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, obrigada pelos comentários!! Fico tão feliz com isso! A gente precisa muito saber a opinião de vocês. Continuem apoiando os autores nacionais, que garanto que não irão se arrepender! Apoiem também os blogs literários, que são de grandiosíssima importância para autores e leitores!! Quem irá ler, espero que goste do meu livro. Deus abençoe a todos, em especial ao Alef!
    Muito sucesso pra você!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Alane, você merece isso e muito mais, te desejo muito sucesso, parabéns, por ser alguém tão legal.

      Excluir
  6. Olá!
    Acho muito interessante quando os autores conciliam um pouquinho do tempo com os leitores e fans. De uma forma, eles entram em contato e acabam, assim, conquistando muito mais leitores.
    Parabéns Alane, muito sucesso viu!

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é tão bom quando isso acontece, ter o escritor de um livro mais próximo de nós é muito legal.

      Excluir
  7. Obrigada, Jéssica! Eu também acho muito legal!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sou um dos raros, digo, sou completamente apaixonado por literatura nacional que desde muito novo (sete ou oito anos) me acolhem calorosamente em suas páginas. Já viajei com Ziraldo, Ana Maria Machado, Ligya Bojunga, Sylvia Orthof, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Nanuka Andrade e com o Pedrinho (vulgo Pedro Bandeira) que é o meu autor nacional infanto-juvenil predileto desde os onze, dentre tantos outros escritores incríveis que trazem orgulho a nosso país, mas confesso que não conhecia a Alane, até agora. A entrevista foi muito bem formulada, meus parabéns Alef. E a Alana foi super simpática e modesta (principalmente na hora de falar de si própria). Fiquei curioso para ler o livro, então, assim que rolar uma grana extra (porque eu já extrapolei e torrei quase 150 em livros este mês) obterei minha cópia e viajarei com os personagens criados por ela.

    Com isso me despeço
    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A entrevista foi incrível mesmo Caleb, a Alane é muito fofa!

      Excluir
  9. Olá!!

    Parabéns Alef, pela entrevista, ótimo conteúdo aqui no blog! ;)
    Parabéns Alane, essa interação com os leitores é demais! Ótima entrevista!

    Beijinhos!

    Marcelle - http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, seu blog também está lindo, adorei o novo Lay!

      Abraços Literários!

      Excluir
  10. Parabéns, Al!
    É sempre bom ver que a literatura nacional não desiste mesmo quando é preterida por obras internacionais!
    Esperemos o lançamento de "O Trio" com ansiedade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, eu estou com tanta vontade de ler esse livro. Ansioso pelo laçamento!

      Excluir
  11. Adorei a entrevista ! Ainda não conhecia a autora !

    Que bom que a literatura nacional pode contar com grandes novos autores !

    Fica a dica para um bom livro nacional !

    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uma ótima dica, vamos todos ler "O Trio"!

    ResponderExcluir
  13. Bem interessante conhecer cada vez mais autores brasileiros, afinal a valorização e reconhecimento com eles, tem que ser cada vez mais aumentada..
    Adorei a entrevista com ela.. e ansiosa para conhecer o livro.

    ResponderExcluir
  14. Estou orgulhoso que os brasileiros estejam criando histórias, é sempre importante valorizar a literatura nacional.

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil sempre teve ótimos escritores, mas o ruim é que eles não são valorizados como deveriam ser!

      Excluir
  15. EDSON FERNANDES24/05/2012 13:19

    OLHA....GOSTO MUITO DE LITERATURA, TANTO ESTRANGEIRA COMO A NACIONAL. TENHO MUITOS LIVROS DE AUTORES BRASILEIROS, PRINCIPALMENTE OS LIVROS DE ÉPOCAS. NOSSA EU VIAJO NAS NARRAÇÕES DA ANTIGA SÃO PAULO. O LIVRO " O TRIO ", PARECE SER INFANTO JUVENIL, POIS NARRA AVENTURAS E PAIXÕES.... ESPERO QUE FAÇA SUCESSO. E COM ISSO POSSA TAMBÉM ACABAR SE TORNANDO ATÉ UMA TRILOGIA. BOM DESEJO A ESCRITORA E AO SEU LIVRO: S U C E S S O.

    ResponderExcluir
  16. Seria interessante uma trilogia, e os livros épicos são realmente muito bons, pena que usam uma linguagem muito arcaica que dificultam o entendimento.

    Abraços Literários!

    ResponderExcluir
  17. Bem legal a entrevista, boas perguntas ótimas respostas. Não conhecia, mas gostei muito de ler um pouquinho sobre a Alane. Você está de parabéns Alef, e parabéns também Alane, o livro me interessou muito, desejo que faça muito sucesso :D

    Bjão e um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Pedro, e leia "O Trio"!

      Excluir
  18. Não conhecia a autora, mas achei interessante a entrevista. O que me chamou a atenção foi, na verdade, o enredo do livro e como ela uniu dois livros em um só! Achei isso fantástico.
    Parabéns pela excelente entrevista Alef!
    E sucesso à autora Alane!!!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  19. Isso também me chamou muito a atenção, a junção de duas histórias que resultou em "O Trio". Ótima observação!

    ResponderExcluir
  20. Ai, Liliana, obrigada! Mais ansiosa que eu DUVIDO!!! rsrs
    Vou aproveitar para corrigir um erro gravíssimo meu! Não agradeci a todos que merecem muito mais que minhas palavras de gratidão...
    Então, lá vai:
    Agradeço primeiramente a Deus, por TUDO em minha vida, a Cleber Vasconcelos por ter acreditado em meu trabalho e não ter desistido de mim, a meus pais, esposo, irmãos, a minha filhinha que tem sido bem compreensiva, mesmo com quatro aninhos, quando não dou a atenção que ela precisa, a Samanta Holtz (O Pássaro), pela grande ajuda que tem me dado, me auxiliando, me enviando palavras de ânimo sempre. Eis aí uma pessoa espetacular, para quem não conhece! E a você, minha querida Liliana Lacerda, que tem me acompanhado desde o início desse sonho, por ter me ouvido, me incentivado,falado o que eu precisava e preciso ouvir, por me mostrar os rumos que precisava seguir e muito, muito mais! Obrigada aos blogs parceiros, agradeço de coração a todos! Tenho plena consciência de minha inaptidão para fazer as coisas sozinha! Deus abençoe vocês sempre, pessoal!!

    Beijoooooooooos!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Gente, obrigada pelos comentários! Vocês são maravilhosos!!

    ResponderExcluir
  22. Oiii (:
    Não conhecia a autora, mas achei super interessante a entrevista.
    Parabéns mais uma vez pela entrevista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Eu tive oportunidade de ler o manuscrito do livro "O Trio" e achei a
    história muito interessante.
    Os personagens são fascinantes, e o enredo é muito envolvente.
    Assim que for possível, leiam o livro e confiram.
    Parabéns pela bela entrevista!

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes quando você comenta e nos faz saber no que erramos e acertamos. Comente! Isso é muito importante.

 
| Floreios e Borrões | Copyright © 2014 | Código by Ipietoon | Design Marcelle Dantas |